Curso de Intenet das Coisas

Módulo1

Introdução, Sensores e Atuadores: Histórico, tendências e futuro; Transdutores: Conceitos e definições, Tecnologias Mercado e Exemplos; Comunicação com sistemas embarcados. Este módulo mostra as necessidades de monitoração e controle, com exemplos práticos em laboratório, demonstrando como adquirir, tratar e controlar processos localmente.

Módulo2

Rede de sensores e atuadores sem fio. Mostra como se faz a conexão entre as “coisas” e o elemento de borda, que recebe os dados. São tratados temas como princípios de propagação em redes sem fio, transmissão de dados em redes sem fio, mecanismos de controle de acesso para redes sem fio, protocolos de roteamento para redes sem fio, análise de desempenho de redes sem fio e estimação da capacidade das redes sem fio e padrões de redes de sensores sem fio. A parte prática no laboratório utilizará dispositivos reais para que o aluno tenha a experiência de atuar em uma rede real. Serão apresentadas redes ad-hoc, Lora, ZigBee e SigFox, com suas principais características.

Módulo3

Gerência e Internet. O elemento de borda, que faz a ponte entre a rede local e a internet, permite o gerenciamento dos processos e o envio dos dados localmente coletados à nuvem. Este elemento é necessário para a avaliação do desempenho dos dados e da rede, permitindo ao operador IoT a gerência da rede. Serão tratados tópicos como gerência de redes e de dados, conceito de pilha de protocolos, conexão com a Internet através de um Proxy Manager IoT, conceitos de fog e edge computing, aspectos do servidor na nuvem, acordo e qualidade de nível de serviço (SLA e QoS), mapeamento das necessidades dos clientes através da QoS, avaliação de soluções de mercado, protocolos da IoT como MQTT e CoAP. Também serão analisadas as ferramentas de nuvem como: Dojo, Tago, ThingSpeak, etc. Neste módulo serão apresentadas as estratégias de segurança.

Módulo4

Oficina de IoT. Neste módulo o aluno terá a experiência de vivenciar uma solução IoT integral em laboratório, com a apresentação prática das tecnologias e a criação de uma rede real. Serão abordados tópicos como: a coleta e tratamento de dados local no nó sensor sem fio, transmissão sem fio dos dados coletados, gerência dos dados e da rede e a conexão com a Internet, desenvolvimento de aplicação para supervisão e definição de níveis de alerta, estratégias de exibição e análise de dados para apresentação na Internet, demonstração de aplicativos para smartphone para conexão com nós sensores e a apresentação de outras tecnologias envolvidas em IoT disponíveis no mercado. Os alunos terão acesso a todos os firmwares e softwares utilizados, bem como os projetos de hardware.

Ementa

A proposta do curso é aliar os conceitos teóricos dos diversos componentes de uma aplicação IoT com a prática em laboratório, onde o aluno terá contato com as tecnologias envolvidas e com as estratégias para desenvolver aplicações IoT. Nesse sentido, o curso utilizará uma plataforma didática open source (software, firmware e hardware), que permitirá ao aluno implementar uma solução de IoT completa. Sendo dividido em quatro módulos: 1. Introdução, Sensores e Atuadores. O curso apresentará uma visão completa de uma aplicação de IoT, com todas as partes envolvidas, utilizando um modelo de referência que permitirá ao aluno compreender a multidisciplinaridade da IoT. Será realizada a coleta e tratamento de dados por meio de sensores e atuadores. 2. Rede de Sensores e Atuadores Sem Fio. O segundo módulo tratará de técnicas de comunicação sem fio, incluindo propagação de sinais, antenas, controle de acesso ao meio, roteamento, arquitetura e rede. Tratando das diversas tecnologias encontradas no mercado especializado para soluções IoT, como Lora, LoraWan, SigFox, ZigBee, MQTT, CoAP. 3. Gerência e Internet. O terceiro módulo cobrirá a gerência da rede, a conexão com a Internet e a disponibilização de dados na nuvem, armazenamento, abstração, exibição e aspectos de negócios. Utilizando conceitos de QoS, SLA e micro- operador de IoT e tecnologias Dojo, Tago, ThingSpeak e IoT Proxy Manager, o aluno terá a oportunidade de entender o papel de cada tecnologia no contexto de uma aplicação IoT. 4. Oficina de IoT. Na parte final do curso o aluno desenvolverá um projeto de IoT com todos os conceitos tratados na teoria e no laboratório.

Oportunidades em Iot

Para você que gostaria de entender de internet das coisas para criar aplicações IoT em sua empresa, cidade, ou mesmo abrir seu próprio negócio IoT, este é o curso certo. Com os conhecimentos adquiridos e exemplos reais, terá condições de criar aplicações IoT utilizando uma metodologia de construção do serviço através de um Modelo de Referência. Com este modelo o aluno parte do negócio e define a melhor tecnologia para cada nível da aplicação.

Benefícios

Entender através de um modelo de referência quais são as partes de uma aplicação IoT. O curso dá base para a análise das soluções de mercado tanto para profissionais que vão contratar aplicações IoT quanto para aqueles que irão desenvolver alguma parte de uma aplicação IoT.

Quem somos

A criação do curso contou com a junção dos conhecimentos de dois professores da graduação e um da extensão da Unicamp. A see url expertise na área de coleta e tratamento de grandezas está a cargo do Prof. Fabiano Fruett. A de rede de sensores sem fio está sob a responsabilidade do Prof. Paulo Cardieri. O Prof. Omar Branquinho trata de gerência e conexão com a Internet. Participa também da concepção do curso alunos de doutorado: Luis Carlos Branquinho Caixeta, Pedro Chaves e Raphael Montali de Assumpção.

Diferencial do Curso

O diferencial está no foco na parte experimental de forma a consolidar a parte conceitual com a prática através de experimentos em laboratório. O curso parte da análise uma aplicação de IoT em sua totalidade e não em suas partes constituintes, como em outros cursos. Estimula o aluno a entender como se constrói uma aplicação utilizando diferentes tecnologias. Assim, o curso parte de uma conceituação de IoT e não de tecnologias.