Equipe técnica

Paulo_Cardieri

Prof. Dr. Paulo Cardieri

UNICAMP

Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Maua de Tecnologia (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Engenharia Elétrica pela Virginia Polytechnic Institute and State University (2000), e livre-docência pela UNICAMP (2010). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: redes ad hoc, redes sem fio, comunicação sem fio, ad hoc networks e comunicações moveis.

Prof. Dr. Fabiano Fruett (1)

Prof. Dr. Fabiano Fruett

UNICAMP

Fabiano Fruett nasceu em 1970 em São Caetano do Sul, grande São Paulo. Ele recebeu o grau de engenheiro eletricista em 1994 pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Ilha Solteira, e o grau de mestre em microeletrônica em 1997 pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. No mesmo ano de 1997, iniciou seu trabalho como pesquisador na área de sensores microeletrônicos na Universidade de Tecnologia de Delft, Holanda. Fabiano obteve seu Ph.D. em setembro de 2001, onde os principais resultados de seu trabalho de doutorado foram publicados em mais de uma dezena de artigos científicos além de um livro de sua autoria. Desde 2002 trabalha como docente na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da UNICAMP, sendo atualmente um professor associado junto ao Departamento de Semicondutores, Instrumentos e Fotônica da FEEC. Seus interesses em pesquisa estão no campo dos Sistemas Microeletromecânicos (MEMS), eletrônica analógica, sensores, instrumentação eletrônica e internet das coisas (IoT). É membro do NAMITEC (atualmente INCT-NAMITEC) desde 2006.

Branquinho

PROF. DR. OMAR BRANQUINHO

PoB-Tecnologia

Graduado em Engenharia Elétrica - Instituto Nacional de Telecomunicações (1985), mestrado (1991) e doutorado (2001) em Engenharia Elétrica - UNICAMP. Atividades de ensino e pesquisa em Internet das Coisas. Professor da PUC-Campinas desde 2003 na Engenharia Elétrica – graduação e mestrado. Trabalhou no CPqD por 17 anos em sistemas celulares coordenando grupo de trabalho do 3G. Pesquisador visitante no CSELT Itália por 9 meses em 1991. Professor na Extensão na UNICAMP, pela empresa PoB-Tecnologia, no Instituto de Computação desde 2002 e na Engenharia Elétrica desde 2017. Áreas de interesse: planejamento e desenvolvimento de rede de sensores sem fio (RSSF), funções de elemento de borda (gateway) para conexão entre RSSF e Internet, gerência de RSSF. Coordenou desenvolvimento de plataforma de RSSF para ensino e pesquisa chamada Radiuino. Coordena desenvolvimento de plataforma para ensino e pesquisa em Internet das Coisas (IoT - Open Reference Model).

Pedro Chaves (1)

DOUTORANDO PEDRO CHAVES

UNICAMP

Engenheiro, com experiência no ramo das telecomunicações, com conhecimentos técnicos em redes cabeadas e sem fio, mestre em gerência de redes com pós-graduações em gerenciamento de projetos e em segurança de redes.

Raphael Montali da Assumpção (1)

Doutorando Raphael Montali da Assumpção

UNICAMP

Formado em engenharia elétrica com hab. em telecomunicações e mestrado em gestão de redes de telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de telecomunicações atuando principalmente nos temas Redes de Sensores sem Fio e Rádio sobre Fibra.

Luiz Branquinho

Doutorando Luis Carlos Branquinho Caixeta

UNICAMP

Bacharel em Ciência da Computação, Especialista em Redes de Computadores e Mestre em Engenharia Elétrica - Telecomunicações e Telemática. Professor do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, com interesse nas áreas de RSSF e IoT. Atua como consultor ad hoc na PoB-Tec.

Oportunidades em Iot

Para você que gostaria de entender de internet das coisas para criar aplicações IoT em sua empresa, cidade, ou mesmo abrir seu próprio negócio IoT, este é o curso certo. Com os conhecimentos adquiridos e exemplos reais, terá condições de criar aplicações IoT utilizando uma metodologia de construção do serviço através de um Modelo de Referência. Com este modelo o aluno parte do negócio e define a melhor tecnologia para cada nível da aplicação.

Benefícios

Entender através de um modelo de referência quais são as partes de uma aplicação IoT. O curso dá base para a análise das soluções de mercado tanto para profissionais que vão contratar aplicações IoT quanto para aqueles que irão desenvolver alguma parte de uma aplicação IoT.

Quem somos

A criação do curso contou com a junção dos conhecimentos de dois professores da graduação e um da extensão da Unicamp. A expertise na área de coleta e tratamento de grandezas está a cargo do Prof. Fabiano Fruett. A de rede de sensores sem fio está sob a responsabilidade do Prof. Paulo Cardieri. O Prof. Omar Branquinho trata de gerência e conexão com a Internet. Participa também da concepção do curso alunos de doutorado: Luis Carlos Branquinho Caixeta, Pedro Chaves e Raphael Montali de Assumpção.

Diferencial do Curso

O diferencial está no foco na parte experimental de forma a consolidar a parte conceitual com a prática através de experimentos em laboratório. O curso parte da análise uma aplicação de IoT em sua totalidade e não em suas partes constituintes, como em outros cursos. Estimula o aluno a entender como se constrói uma aplicação utilizando diferentes tecnologias. Assim, o curso parte de uma conceituação de IoT e não de tecnologias.